Bombeiros unidos e firmes rumo a vitória das negociações da Convenção Coletiva 2024

28/03/24 17:01

A assembleia dos bombeiros civis, realizada nessa quarta-feira, dia 27, foi vitoriosa, unificando uma proposta para negociação, além de buscar construir ações que possam fortalecer a luta em busca de uma Convenção Coletiva com novas conquistas para o ano de 2024/2025.

Após ouvir e debater com os trabalhadores e trabalhadoras presentes, o sindicato apresentou uma nova proposta que reivindica: 9% de aumento (INPC+5% de ganho real); aumento do Vale Alimentação para R$ 30, destacando a importância de superar o INPC; gratificação Natalina de R$ 200; retirada da menção ao contrato determinado – o Dr. Carlos Henrique deu o exemplo da empresa Medmais, que, entre outras, vem fazendo contratos determinados de forma ilegal e abusiva; jornada de trabalho 12×36 horas, a hora de almoço tem que ser paga, conforme a lei exige; desconto máximo no PAT de 6% do gasto com alimentação; manutenção de propostas anteriores que foram aprovadas na primeira assembleia, como por exemplo, a contratação de no mínimo 30% de mulheres.

Durante a assembleia também foi abordada a importância de envolver bombeiros civis que estão iniciando carreira e a propagação e mobilização de outras categorias na luta contra os retrocessos da reforma trabalhista, realizada em 2017, que penalizou a classe trabalhadora e fortaleceu os patrões.

O presidente Marcelo Camello apresentou o presidente Paulo Sérgio Farias, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RJ), central sindical que presta assessoria política ao SindbombeirocivilRJ, que falou sobre os feitos da reforma trabalhista de 2017, que potencializou poder aos patrões. Enfatizou a extrema importância de formação política para o enfrentamento e resistência à exploração dos patrões. Informou também sobre a campanha salarial e da importância de ser amplamente difundida nas ruas e redes sociais. Finalizou ressaltando a importância do papel dos sindicatos a nível mundial, já que sem eles não haveria leis que protegem os trabalhadores.

Após a votação que aprovou as propostas e os encaminhamentos feitos pelo sindicato, a assembleia foi encerrada pelo presidente Camello com as seguintes palavras:

“Estamos saindo daqui ainda mais fortalecidos pela participação de cada bombeiro aqui presente e renovamos o nosso compromisso de lutar por maiores ganhos e avanços na luta por melhores condições de vida e de trabalho nessa Convenção Coletiva. Essa união vai ajudar à categoria a perceber a importância de termos um sindicato participativo e fortalecido economicamente para que politicamente a gente possa impor aos patrões mais respeito, garantia de dignidade e valorização do nosso trabalho e papel social. Vamos juntos lutar por uma campanha salarial vitoriosa. Essa luta é de todos nós!”