Telegram
Instagram
Facebook
Cabecalho
Foto Presidente
Sindicato dos Bombeiros Civis do RJ

O Nosso Sindicato

O Sindicato dos Bombeiros Civis do Rio de Janeiro nasceu de uma reunião de trabalhadores, que prestavam serviços de prevenção e combate a incêndios em condomínios comerciais, que perceberam a necessidade de ter um instrumento de organização e de luta em defesa dos interesses da categoria de Bombeiro Civil.
Nascia assim o Sindicato dos Empregados em Empresas Prestadoras de Serviços em Brigadas de Incêndio do Município do Rio de Janeiro, fundado em 4 de abril de 1990. E teve como primeiro presidente o bombeiro Luiz Antônio Abreu.
Após o trágico acidente de trânsito que ceifou a vida de Luiz Antônio Abreu, tomou posse Júlio César dos Santos Silva, que filiou o sindicato à FETHERJ (Federação de Turismo e Hospitalidade do Estado do Rio de Janeiro) e a UGT (União Geral dos Trabalhadores). Gestão que durou até 2015.
Em 12 de janeiro de 2009, nasceu a Lei nº 11.901, que mudou o nome dos trabalhadores que prestam serviços em brigadas de incêndio, para Bombeiro Civil, sancionada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Foi assim que foi oficialmente criada a categoria do Bombeiro Civil em todo o território nacional.
Sob inúmeras irregularidades na gestão anterior à frente do sindicato, o presidente atual, Marcelo Camello, denunciou a fraude eleitoral, no ano de 2015, ao Ministério Público do Trabalho. E, após todo o trâmite Judicial, comprovando as irregularidades, ocorreram as eleições com a vitória da atual direção. Um marco histórico que inaugurou o novo momento da entidade, sob um projeto de transformação e fortalecimento da luta dos bombeiros civis e todos os profissionais que atuam na área de serviços no segmento. A partir daí, surge uma nova prática de gestão, que vem se empenhando na reconstrução, transparência, dedicação permanente à luta por melhores condições de trabalho e vida à categoria, priorizando sempre a participação coletiva.
Assim, o sindicato passou a atuar de forma incisiva a priorizar a união e organização na luta pela garantia e conquista de direitos e benefícios, da qualidade nas condições de trabalho, perseguindo incessantemente a valorização dos bombeiros civis no Rio de Janeiro. E também a se dedicar ao crescimento e reconhecimento dos espaços de atuação dos bombeiros civis.

Gestão Atual

  • Time

    Marcelo Camello

    Presidente

  • Time

    Marcos Paulo

    Vice-presidente

  • Time

    Tatiana Carvalho

    Secretária Geral

  • Time

    Walmir Farias

    Diretor Financeiro

  • Time

    Ádamo Vasquez

    Diretor Social

  • Time

    Fernando Cesar

    Diretor de Patrimônio

  • Time

    Leomar Silva

    Diretor de relações sindicais

  • Time

    Andé Martins

    Delegado Sindical