Sindicato patronal não aceita a proposta aprovada pelos bombeiros em assembleia

14/03/24 01:05

Essa quarta-feira, dia 13/3, marcou a 4ª rodada de negociação entre o SindbombeirocivilRJ com o sindicato patronal (SINESB). A reunião foi realizada na sede da OAB e, mais uma vez, os representantes do sindicato patronal não aceitaram a pauta aprovada pela categoria.

Eles alegaram uma demanda financeira que impactou a receita das empresas, após a implantação da jornada 156 horas/mês, que essa diminuição da carga horária, gerou mais custos da necessidade de horas extras – 50% de horas extras em escala comum e 100% na escala de folga.

Após intenso debate, os representantes do SINESB apresentaram uma proposta de reajuste no piso de 4%, desde que seja mantido o divisor de horas de 220. E quanto aos benefícios, os mesmos seriam mantidos nos valores atuais, sem nenhum reajuste.
A direção do sindicato se colocou em mesa contrário ao que foi apresentado por entender que essa proposta significa prejuízo ao bolso do trabalhador. Em outras palavras e de forma clara, é uma perda de R$ 2 reais por hora extra trabalhada, o que reflete no FGTS, 13º salário, férias, entre outros.

Quanto aos trabalhadores do aeródromo da empresa MEDMAIS, que também participaram da reunião, o sindicato entregou a pauta reivindicações e os representantes da empresa ficaram de em breve dar uma resposta. Mesmo assim, durante a reunião colocaram em mesa a manutenção da escola 24×72, com jornada de 180 horas; flexibilizar a escola 16×80 e 18×80, sem depender de acordo com sindicato; reajuste salarial de 3,82% (INPC) e base salarial por hora.

E, discordando totalmente ao que foi proposta, a direção do SindbombeirocivilRJ concluiu a discussão dando um prazo para que o sindicato patronal estude e melhores a sua proposta aos trabalhadores do setor de aeródromo, antes da assembleia dos trabalhadores.

E, por entender que é necessário levar ao conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras para que possam tomar a decisão, nos próximos dias vai mobilizar e convocar uma assembleia com o intuito de decidir também quais serão os próximos passos que o sindicato deverá tomar no rumo de uma campanha salarial vitoriosa para todos e todas. Em breve, vai informar à categoria da data, horário e local da assembleia.