Dia 1º de Maio de 2023 ficará marcado por homenagens e mobilização dos trabalhadores na zona oeste, no Rio
Este 1º de Maio, o SindbombeirocivilRJ esteve presente, ao lado de milhares de trabalhadores, das mais diversas categorias, no Festival do Trabalhador, no Parque de Madureira.
Durante o evento, foram feitas várias homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras, ao mesmo tempo, que houve manifestações para o fortalecimento da pauta de reivindicações unificada, que vem sendo defendida pelas centrais sindicais e que foi entregue ao governo do presidente Lula.
O Festival do Trabalhador começou às 9h da manhã e se estendeu até o início da noite na zona norte da cidade. E foi organizado pela Prefeitura, em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).
Houve diversas falas de representantes das centrais sindicais, assim como de autoridades presentes. E foram oferecidos serviços como postos de vacinação, cadastro único para programas sociais, feira cultural e de artesanato, distribuição de mudas, homenagens a trabalhadores, serviços do INSS e do Ministério da Previdência Social.
Nas palavras do nosso presidente do Sindbombeirocivil, Marcelo Camello: “É muito importante que o nosso sindicato participe desse tipo de atividade porque assim podemos somar na mobilização pelos nossos direitos. Precisamos defender a revogação das reformas trabalhista e Previdenciária, não dá para termos os nossos direitos ainda mais prejudicados e a nossa aposentadoria cada vez mais longe de ser alcançada. Vamos caminhar junto com as forças que defendem melhores condições de vida e de trabalho”.
Ao final, aconteceu o show do grupo Moça Prosa e do cantor Diogo Nogueira, que animaram todos os presentes.