O Corpo de Bombeiros foi acionado às 8h45 desta quarta-feira (25) para combater um incêndio de grandes proporções em um prédio comercial no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, próximo à estação da Supervia. Até as 13h, o fogo ainda não tinha sido controlado. O fogo foi na Avenida Marechal Floriano Peixoto e atingiu a galeria comercial conhecida como Shopping Nou.
O estabelecimento, que normalmente funciona a partir das 9h, nem chegou a abrir. Mais de 200 funcionários trabalhavam no shopping. Comerciantes locais disseram que houve perda total das lojas. A parte de dentro do shopping desabou completamente, assim como partes da estrutura do centro comercial, que cederam durante o trabalho dos bombeiros.
A corporação informou que cerca de 90 militares de 16 unidades foram empenhados no combate às chamas, que foram controladas. Mais de 30 viaturas prestaram apoio, assim como drone e aeronave. Seis quartéis atravessaram a noite para conter novos focos de incêndio: Barra da Tijuca, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Alto da Boa Vista, Duque de Caxias e Campos Elíseos.
A CBMERJ, a Defesa Civil do Município e a Prefeitura negam que houve falta de água. Porém houve falta d’água pontual em um hidrante, de responsabilidade da concessionária Águas do Rio, em frente ao local do incêndio, mas aparentemente o problema não trouxe dificuldade para o combate, porque outros hidratantes da região estavam abastecidos.
Neste caso específico, o incêndio poderia ser evitado se houvesse manutenções preventivas, de acordo com as diretrizes do Corpo de Bombeiros. Além da reforma do prédio, é necessário que sejam realizadas constantes inspeções, reparos e manutenções, especialmente em fiações elétricas, bem como instalações de equipamentos de segurança.
A adoção de tecnologias que consigam detectar a ocorrência de fogo é fundamental para promover uma evacuação segura.