Filie-se você também ao nosso sindicato!

Clique Aqui

Como você pode parar um incêndio causado por óleo?

Cozinhar pode ser considerado uma atividade bem prazerosa e relaxante, porém tudo pode mudar de uma hora para outra.

Os incêndios causados por óleo são bem comuns, em média, são mais de 6.800 acidentes, de acordo com o Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo. Mas como posso parar um incêndio causado por óleo?

Nunca use água. Lembrando um pouco das aulas de química básica, água e óleo não combinam, ainda mais em temperaturas altíssimas. A água faz com que o óleo espirre e espalhe pela superfície e, consequentemente, atingindo as pessoas que estejam ao redor.

No lugar da água, use bicarbonato de sódio ou sal, o bicarbonato reagindo com o fogo liberam dióxido de carbono, que ajuda a impedir o oxigênio chegar ao óleo, fazendo com que o fogo se apague. Já o sal absorve o calor, apagando da mesma forma o incêndio. Porém, essa dica só funciona no caso de incêndios menores.

Não use farináceos no lugar do sal ou bicarbonato, como dito anteriormente, ambos conseguem absorver o calor e impedem a passagem do oxigênio. Farinha ou fermento pode piorar a situação. Outra solução é usar uma tampa de metal para tampar o fogo para cobrir as chamas e assim desligar o fogão ou churrasqueira.

Se nenhuma das dicas acima funcionar, qual extintor eu uso? Existem vários tipos no mercado, mas o que realmente é necessário nesses casos é o extintor Classe K, pois é um extintor químico seco. Tire o lacre, aponte para a base do fogo, aperte a alça superior e espelhe a espuma cobrindo a base incendiada.

Sempre ligue 193, chamar o bombeiros não deve ser a última opção. Eles podem avaliar a situação e auxiliar se você não conseguir dar conta do incêndio. Saia da casa, tranque as portas e ligue para o Corpo de Bombeiros. Não é certo que você consiga dar conta, então chame ajuda de pessoas que estejam habituadas com essa situação.