Filie-se você também ao nosso sindicato!

Clique Aqui

Câncer de Próstata

Corpo-a-corpo na Zona Sul do Rio revela receptividade da população às informações sobre o câncer de próstata.

“Infelizmente eu só soube depois de doente. Atividades como esta devem ser mais exploradas. Ainda existe muito tabu. Os meios de comunicação pouco falam sobre o assunto. Na Itália, o programa de prevenção envolve exames gratuitos e uma mobilização maior”.

Estes foram alguns dos comentários colhidos no corpo-a-corpo realizado durante a Caminhada pela Saúde do Homem, promovida pela União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (IGT-RJ) no último sábado, 15, na Orla de Copacabana, Zona Sul.

“Fizemos uma boa divulgação e as pessoas foram muito receptivas, demonstrando grande interesse no material divulgado”, destacou o secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da UGT-RJ, Olímpio Barroso.

Presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte Costa acompanhou a caminhada que, em sua opinião, não apenas marcou a posição da central sindical no tocante à importância da prevenção do câncer de próstata, mas também em relação a outras doenças que afetam tanto os homens quanto as mulheres.

“O Outubro Rosa, movimento mundial para a prevenção do câncer de mama, assim como o Novembro Azul, são campanhas que dizem respeito a todos, trabalhadores e trabalhadoras. Afinal, saúde é um direito de todos”, salientou o presidente.

Para o Dr. Nilton Rocha da Silva, diretor do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Rio (Sinfito), entidade filiada à UGT-RJ, a primeira ação da central sindical voltada especificamente para a saúde do homem foi positiva.

“Esbarrei com um senhor que lamentou somente ter tido conhecimento do câncer de próstata depois de doente”, testemunhou ele, reafirmando a receptividade do movimento, bem como dos esclarecimentos prestados através da cartilha distribuída.

“No próximo ano, quem sabe, possamos fazer um movimento maior, envolvendo mais pessoas e entidades sindicais em outras regiões do estado”, concluiu o fisioterapeuta.

Por Luiza Felix
Imagens: Aredes Fotos

Fonte: UGTRJ